Tecnologia

As tendências em tecnologia médica para 2018

Teleimagem
Escrito por Teleimagem

 

A presença de soluções tecnológicas em todas as áreas do nosso dia a dia já não é nenhuma novidade. Elas ajudam organizações dos mais variados setores a oferecerem produtos e serviços de qualidade para o público.

Na medicina sempre há novidades interessantes e que, após aplicadas, podem mudar a vida de pacientes e profissionais da saúde. Pensando nisso, ao longo deste artigo, apresentamos as tendências em tecnologia médica para 2018.

Acompanhe até o fim e fique por dentro da telerradiologiadestaque outras tantas inovações que têm emergido e que, certamente, despontarão em 2018 e do que aconteceu no HIS 2017 Saúde e Business.

A pluralidade de soluções tecnológicas e o seu impacto nas clínicas

As inovações tecnológicas na área da saúde vieram para ficar. Em termos históricos, essa posição foi alcançada graças a soluções oferecidas em processos fundamentais, tais como:

  • a elaboração de diagnósticos mais precisos;

  • o estabelecimento de tratamentos e de intervenções mais eficientes; e

  • o aprimoramento na agilidade e na qualidade do atendimento aos pacientes.

A partir de 2018, presenciaremos a introdução e a consolidação de tendências em tecnologia médica com o potencial para provocar grandes mudanças tanto a curto quanto a longo prazo.

A seguir, citamos as mais relevantes:

O uso de smartphones

Os smartphones simplesmente dominam o dia a dia de pessoas e empresas. Sendo assim, cada vez mais pacientes utilizam seu celular para acessar todo tipo de informação relacionada à própria saúde, além de registros e laudos médicos.

Como resultado, esse processo incentiva as clínicas a digitalizar seus dados e disponibilizá-los on-line, o que facilita o acesso a informações relevantes e a automatização de procedimentos.

Os biossimilares

Os biossimilares são medicamentos fabricados a partir de um organismo vivo. São, em geral, elaborados após a expiração da patente de um determinado produto biológico.

Os planos de saúde customizados e digitais

Outra grande inovação no setor pode ser encontrada no surgimento de planos de saúde digitais. Eles automatizam uma série de informações, operações e processos, tornando tudo mais ágil, fácil e prático, tanto para os pacientes quanto para a clínica e os seus profissionais.

Nesse sentido, diferentes empresas da área da saúde já implementam planos e serviços personalizados, ou seja, construídos com base no perfil de cada paciente.

O armazenamento digital de informações

É óbvia a importância de guardar, com toda a atenção e o cuidado, laudos e exames médicos. Tradicionalmente, isso era feito por meio de uma cópia física. Todavia, estamos em plena era digital. A despeito de todas as implicações de tal definição, é muito mais seguro armazenar dados de uma clínica médica digitalmente (de preferência, na nuvem).

A telerradiologia

A telerradiologia merece ser citada com destaque, pois os exames de diagnóstico por imagem estão entre as modalidades de exames mais solicitadas por médicos de todo o país . Há, uma grande quantidade de clínicas que utilizam tais exames, favorecendo inúmeros pacientes com assertividade e precisão dos seus laudos fornecidos pelo serviço de telerradiologia, como por exemplo, o da Teleimagem.

 

A telerradiologia, por sua vez, apresenta inúmeros benefícios nas mais distintas aplicações clínicas. Após a realização do exame em um centro de imagem e diagnóstico, o médico radiologista faz a análise dos exames, e a revisão completa dos dados. No que se refere a Teleimagem, esse profissional especializado pode efetuar uma dupla leitura, caso seja necessário, esses exames são discutidos com uma junta médica devidamente qualificada, com vistas a garantir a precisão da hipótese diagnóstica. Em determinados casos, esse monitoramento e controle pode ser personalizado. 

 

O que aconteceu no HIS 2017 Saúde e Business

O HIS (Healthcare Innovation Show) 2017 Saúde e Business foi o maior evento realizado na área da saúde em todo o ano de 2017. Não só pela magnitude, mas também pela qualidade dos profissionais e das organizações que se reuniram.

Foram 10 congressos, mais de 150 palestrantes e um número que ultrapassou os 5 mil participantes inscritos. Além disso, o evento contou com a exposição de 75 empresas e ofereceu 4 diferentes premiações.

O HIS 2017 Saúde e Business, originalmente criado para reunir presidentes, gestores, diretores, CEOs, gerentes e demais tomadores de decisão das maiores organizações da área no Brasil, contou, entre o grupo de autoridades em termos de gestão médica e hospitalar.

Entre o grande contingente de tecnologias e inovações para a saúde no Brasil tratados ao longo do evento, um dos temas mais significativos girou em torno, justamente, das inovações em telerradiologia.

A telerradiologia, dessa forma, foi evidenciada como uma das soluções mais promissoras, pois, além de contribuir para o aprimoramento da gestão e da estrutura dos negócios na área da saúde, possibilita notáveis melhorias no tratamento e um ganho assistencial sem precedentes para os pacientes.

A qualidade dos laudos emitidos com essa tecnologia, aliada a um atendimento ágil e completo e a desejável integração entre diferentes equipes médicas, elevam a excelência dos serviços prestados e simplifica a realização cotidiana de processos internos. Cada vez mais clínicas e hospitais já perceberam as suas vantagens e têm adotado essa solução. 

A telemedicina como uma das maiores tendências na saúde

Inúmeras são as tendências em tecnologia médica para a área da saúde em 2018, cada qual contribuindo, para o aperfeiçoamento dos serviços prestados, do aumento na eficiência dos produtos utilizados e para a promoção do bem-estar geral.

Para fins de esclarecimento, ressalte-se que o conceito de telemedicina se refere à utilização das diferentes tecnologias de informação e telecomunicações para otimizar o fluxo de informações e qualificar a atuação médica, mesmo a distância. Não à toa, esse mercado tem crescido expressivamente, configurando-se, como a principal entre as tendências em tecnologia médica para 2018.

Se você gostou deste post e acha que ele pode ser útil e interessar alguns dos seus amigos, não perca a oportunidade de compartilhá-lo nas redes sociais!

Sobre o autor

Teleimagem

Teleimagem

Deixar comentário.

Share This