Telerradiologia

Empresa de telerradiologia: quais as vantagens e quando contratar

Teleimagem
Escrito por Teleimagem

A tecnologia e seus avanços têm sido fundamentais para as melhorias na área da saúde. Isso engloba diferentes aspectos, como equipamentos de ponta, praticidade em ferramentas, integração de serviços e otimização do tempo gasto em cada etapa do processo de cuidado.

A radiologia é uma especialidade muito beneficiada por tais avanços e, consequentemente, permite com que os pacientes também desfrutem dessas vantagens.

Um serviço que cresce cada dia mais é o de empresa de telerradiologia. Pensando nisso, vamos listar alguns aspectos favoráveis para esse tipo de laudo, além de elucidar as funções da inovação. Confira!

Como funciona a telerradiologia?

Antes de tudo, vamos esclarecer como funciona uma empresa de telerradiologia para que depois possamos aprofundar em suas vantagens.

Esse tipo de empresa reúne médicos especializados em diversas áreas, os quais são aptos a oferecer um laudo assertivo e conclusivo para os exames feitos em uma clínica de diagnóstico por imagem.

É estabelecido, portanto, um vínculo entre a unidade onde se realiza os exames de imagem e a empresa de telerradiologia, que enviará como retorno o laudo dos exames recebidos em sua central. A Teleimagem, por exemplo, além de médicos radiologistas especializados, possui profissionais subespecialistas em ortopedia, medicina esportiva, pediatria, oncologia e entre outros.

 Além disso, oferece todo o serviço de suporte, seja ele técnico, para problemas de envio das imagens, seja ele operacional, para monitorar melhoria na aquisição de exames e também garantir o prazo de devolução dos laudos

Agora que você já sabe como funciona uma empresa de telerradiologia, levantaremos alguns tópicos que evidenciam as vantagens do serviço. Continue a leitura!

Quais as vantagens?

Emissão de laudos por uma equipe subespecializada

As imagens recebidas pela central de laudos são destinadas aos profissionais aptos para realizar laudos assertivos para tomadas de decisão com o paciente. Desse modo, é fundamental que a equipe seja apta e disponha expertise para garantir precisão e confiança na hipótese diagnóstica.

Além de serem especialistas, muitos profissionais detêm o domínio de subespecialidades, aumentando a bagagem de aprendizado que será colocado em prática na análise dos exames, tendo um olhar clínico diferenciado para determinados casos e patologias.

Por fim, é necessário ressaltar que os profissionais da Teleimagem estão constantemente se atualizando e capacitando, por meio de cursos e palestras oferecidos e também frequentados por eles. São, portanto, médicos renomados e com competência bem conhecida no segmento radiológico. Conheça os profissionais da Teleimagem clicando aqui.

Solução para férias, feriados e plantões

Uma das formas em que mais se exige uma equipe médica para realizar laudos a distância é quando não há profissionais suficientes em quantidade na clínica.

Entretanto, a empresa de telerradiologia pode ser solicitada por clínicas que tenham, de fato, o corpo clínico completo. Nesses casos, o serviço de laudos a distância pode ser priorizado em períodos como férias, feriados, plantões, entre outros momentos em que o médico local estiver ausente.

Assim, em vez de perder todo o controle dos laudos, a clínica lança mão de profissionais que atuam a distância e asseguram a entrega do exame para seus pacientes.

Investimento na qualidade dos serviços oferecidos

A qualidade do serviço oferecido pode ser garantida por dois pressupostos: a competência dos médicos e a estrutura para recebimento das imagens.

Como dito, os profissionais são médicos renomados, especialistas em áreas particulares e também de subespecialidades. Ademais, são colaboradores inseridos em questões educacionais, participando de congressos, palestras, cursos e demais atividades capazes de aprimorar os seus conhecimentos

Outro ponto de destaque é a estrutura da empresa. A Teleimagem tem um servidor próprio, além trabalhar com um software de laudos a distância, aprovado pelo Conselho Federal de Medicina.

Redução de custos com a terceirização

Uma clínica de qualidade procura oferecer uma gama diversa de exames que podem ser realizados no local. No entanto, para assegurar a realização desse trabalho é preciso dos equipamentos e da mão de obra humana que saiba lidar com a complexidade exigida.

Assim, há um gasto elevado com a aquisição de máquina, além do custo alto para manter profissionais de qualidade na equipe. Portanto, é mais vantajoso para a clínica terceirizar o serviço de laudo, sem que seja necessário manter uma equipe médica cara, enviando para análise os exames complexos apenas em casos de necessidade.

Segurança diagnóstica com a segunda opinião

Uma segunda opinião é constantemente solicitada no cotidiano médico. Com as empresas de radiologia isso é feito de duas formas: entre os próprios profissionais da central de laudos ou entre a empresa de telerradiologia e a clínica.

Como já informado, a equipe da central é composta por um corpo clínico que domina diversas especialidades e subespecialidades, sendo, portanto, possível a discussão dos casos entre tais profissionais.

Além disso, os médicos da clínica solicitante também podem pedir uma segunda opinião para os médicos renomados que fazem os laudos na central da telerradiologia. O maior beneficiado é o paciente, que tem seu exame analisado por uma série de profissionais competentes.

Maior produtividade e capacidade de atendimento

Por fim, quando a clínica passa por uma sobrecarga de solicitações e não consegue sozinha concluir os laudos dos exames feitos, é viável que seja contratada uma empresa de telerradiologia para auxiliar na situação.

Os laudos emitidos por essa empresa a distância são entregues em tempo hábil para tomada de medidas rápidas e eficientes de cada caso. A capacidade de atendimento também é ampliada, pois a central de laudos funciona também em dias não úteis para maioria das clínicas.

Quando contratar uma empresa de telerradiologia?

O momento mais escolhido para contratação de uma empresa de radiologia é, geralmente, no início das atividades da clínica, visto que o estabelecimento tem demanda para os exames, mas não detém de equipe médica suficiente para os laudos.

Outra situação na qual é muito buscada uma empresa de telerradiologia é quando a clínica tem seu corpo clínico, mas se encontra aquém de atender à demanda de exames realizados no local.

Por fim, um último momento ideal para contratação é quando a clínica pretende expandir o seu negócio para realizar exames complexos ou que não faziam parte da lista de serviços prestados. Assim, a contração da empresa de telerradiologia é mais vantajosa que a admissão de novos médicos para o local.

Como escolher uma boa empresa de telerradiologia?

Para fazer essa escolha, alguns tópicos devem ser contemplados: a qualidade dos profissionais, a segurança das informações e a experiência da empresa no mercado.

A equipe médica da empresa de telerradiologia deve dispor de conhecimento aprofundado nas áreas mais essenciais, além de estar apta para laudar desde exames rotineiros aos mais complexos.

Além disso, deve assegurar que as informações dos pacientes e de seus exames complementares estejam seguras, sem a divulgação das identidades ou hipóteses diagnósticas para terceiros e evitar, também, a perda das imagens.

Esperamos ter elucidado sobre o conceito de empresa de telerradiologia, visto que é uma área promissora de atuação radiológica. Sendo assim, é de suma importância valorizar os aspectos positivos desse tipo de serviço e quais benefícios são oferecidos para a clínica solicitante e o paciente.

Quer saber uma pouco mais sobre o tema? Entre em contato conosco e conheça tudo acerca da telerradiologia!

CTA_03 (2)

Sobre o autor

Teleimagem

Teleimagem

Oferecemos os melhores e mais avançados serviços de laudos à distância, proporcionando verdadeiros diferenciais aos resultados de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada nas mais variadas especialidades. Apresentamos uma tecnologia de ponta associada ao atendimento ao cliente.

Deixar comentário.

Share This
WhatsApp chat