Telerradiologia

Entenda a importância da telerradiologia para diagnósticos complexos

Teleimagem
Escrito por Teleimagem

Se você é médico radiologista, em algum momento da sua carreira, já teve dúvidas ao laudar um exame, não é mesmo? Às vezes, a qualidade da imagem não está boa o suficiente ou aparece algo na imagem que não condiz com os sintomas relatados pelo paciente.

Quando se trabalha em um hospital, é possível consultar o profissional especialista para ajudar na interpretação do exame. No entanto, o que fazer nessas situações atuando em uma clínica médica? É nesse momento que contar com uma empresa de telerradiologia para diagnósticos complexos é uma ótima opção.

O serviço permite a emissão de laudos mais resolutivos para os pacientes. Essa contribuição é fundamental em um mundo moderno, no qual aparecem cada vez mais síndromes e patologias raras. Afinal, contar com a expertise de profissionais dessas empresas permite melhorar a qualidade dos serviços prestados, o que faz toda a diferença para o seu negócio.

Quer saber mais sobre a importância da telerradiologia para um diagnóstico complexo? Então, continue a leitura!

O que são diagnósticos complexos?

Entende-se que diagnósticos complexos resultam de exames mais detalhados e modernos, ( ressonância magnética e tomografia ). Eles são solicitados, geralmente, quando há suspeita de doenças mais graves, exigindo uma análise mais detalhada.

A demanda por esse modelo de exame está aumentando nas clínicas médicas. Afinal, o padrão de vida do ser humano mudou: a rotina corrida, a má alimentação, a ansiedade e o estresse desencadeiam diversas doenças que ainda não foram identificadas. Portanto, exames mais simples, como raios – x, não são suficientes para o médico elaborar um diagnóstico completo.

Por exemplo, imagine que chega à clínica um paciente com dores de cabeça. Um raio-x não consegue identificar a profundidade da lesão. Para isso, é preciso fazer uma tomografia.

Porém, as imagens geradas têm recortes diferentes, e um médico local, que não é especialista no assunto, não consegue analisar com mais detalhes. Ou seja, é preciso da percepção de um neurorradiologista para interpretar o laudo.

Isso acontece não porque o profissional da clínica não é eficiente, mas porque medicina exige prática. Um médico que atua em centros de imagem tem menos acesso a casos mais específicos, por questões da sua rotina diária. Além disso, geralmente, tem apenas uma subespecialização, o que dificulta a análise das imagens de outras áreas.

É por isso que as empresas de telerradiologia são essenciais para a emissão de laudos complexos. Por exemplo, na Teleimagem, grande parte dos exames recebidos para diagnosticar é composta de tomografias e ressonâncias. Desses, entre 50% e 60% são da área musculoesquelética. De 30% a 35% do montante são voltados para o segmento de neurologia, e o restante, entre 5% e 20%, são de medicina interna, ou seja, abdômen e pelve.

Como a telerradiologia auxilia nos diagnósticos complexos?

O Conselho Federal de Medicina criou a resolução n.º 2.107/2014, determinando que as empresas de telerradiologia devem complementar o conhecimento do médico local. Como nenhum profissional da saúde sabe sobre todas as especialidades, o serviço de telerradiologia consegue fechar essa lacuna.

Nesse sentido, uma das principais determinações da resolução se refere à qualificação dos médicos presentes nas empresas de telerradiologia: todos devem ser especialistas em diagnóstico por imagem.

Assim, por meio de uma central de laudos dentro dos prestadores de serviço em telerradiologia, a comunidade médica, altamente diversificada e especializada, pode discutir cada exame com riqueza de detalhes. Com isso, é possível fornecer um retorno mais conclusivo, tanto ao profissional solicitante quanto ao paciente.

Quais os benefícios de contar com profissionais especializados?

Contar com uma equipe médica especializada é o grande diferencial das empresas de telerradiologia. Dentre as vantagens que esses profissionais podem trazer para as clínicas de imagens, as principais são:

Qualidade dos laudos

Ao contar com uma junta médica subespecializada, as empresas de telerradiologia conseguem analisar melhor os exames. Primeiro, porque cada médico da equipe tem um conhecimento aprofundado de determinada área da saúde. Segundo, pois a troca de informações entre profissionais é bem mais rápida. Dessa forma, os laudos emitidos — em especial, os que envolvem situações complexas — ficam com mais qualidade.

Adequação das informações

Além da qualidade, contar com médicos especializados é essencial para que as informações dos diagnósticos sejam mais adequadas. Afinal, esses profissionais têm mais prática na avaliação de exames diferenciados. Quanto mais certos os dados informados no exame, mais rápido o diagnóstico para o paciente e, consequentemente, o início do seu tratamento.

Segurança para os pacientes

Por realizarem uma análise mais aprofundada dos exames, as clínicas de telerradiologia, conseguem orientar melhor a conduta médica do profissional solicitante. Por meio de laudos mais detalhados, é possível transmitir mais segurança ao tratamento oferecido aos pacientes.

Diagnóstico a distância

Quando se trata de telerradiologia, as barreiras geográficas deixam de existir. Com a tecnologia utilizada, é possível que o exame realizado em uma clínica no interior  seja analisado por profissionais de referência nacional. Tudo isso porque a transmissão de dados é feita em questão de pouco tempo para o médico especialista verificar as imagens e fazer o diagnóstico, ou até mesmo uma junta médica se for necessário.

Dessa maneira, os pacientes não precisam sair da cidade de origem e ir até os hospitais que são referências em doenças mais raras para retirarem os resultados dos exames. A Teleimagem, por exemplo, disponibiliza diagnóstico de alta complexidade, com a mesma qualidade de grandes centros de referências, em locais remotos que dificilmente teriam radiologistas com conhecimento especifico.

Educação do setor

Quanto mais os médicos estudam e especializam-se, maiores as chances de descobrirem novidades sobre o tratamento de alguma enfermidade. Portanto, como as empresas de telerradiologia estimulam a troca de informações entre profissionais de diferentes áreas de atuação, acabam gerando a oportunidade de ter registros de novos diagnósticos.

Todas as informações trocadas se tornam um grande banco de conhecimento sobre doenças mais raras. Inclusive, a Teleimagem investe no compartilhamento desses dados por meio de cursos de subespecialização ( R4 e R5 ), tanto para atualizar os médicos quanto para profissionais que acabaram de entrar para o mercado. Essa ação ajuda muito na evolução do setor.

Viu como é possível usar a telerradiologia para diagnósticos complexos em sua clínica de imagem? Para saber mais detalhes sobre o serviço, entre em contato com a Teleimagem!

Solicite seu orçamento

Sobre o autor

Teleimagem

Teleimagem

Oferecemos os melhores e mais avançados serviços de laudos à distância, proporcionando verdadeiros diferenciais aos resultados de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada nas mais variadas especialidades. Apresentamos uma tecnologia de ponta associada ao atendimento ao cliente.

Deixar comentário.

Share This
WhatsApp chat